"Começo o ano que vem as filmagens de "O Grande Circo Místico", baseado em poema de Jorge de Lima, que Naum Alves de Souza transformou recentemente em balé com música de Edu Lobo e Chico Buarque. Mas nosso filme não será um balé, nem um musical, mas sim uma saga secular sobre o amor na história de uma família. Mas, é claro, pretendo usar a música do balé. Estou terminando o roteiro final agora, em parceria com George Moura". Cacá Diegues, cineasta.
O cineasta Cacá Diegues é alagoano e é diretor de diversos filmes de sucesso como "Deus é Brasileiro", "Orfeu", "Quilombo", "Bye Bye Brazil", "Xica da Silva", "Tieta do Agreste", "Ganga Zumba" e "Joanna Francesa", esse último gravado em União dos Palmares. O filme, baseado no poema do poeta palmarino Jorge de Lima, vai começar a ser gravado no início de 2010 e será uma co-produção internacional, contendo alguns atores europeus no elenco de maioria brasileira.
O Grande Circo Místico conta a história de um grande amor entre um aristocrata e uma acrobata e conta a saga da família austríaca proprietária do Grande Circo Knieps, que vagava pelo mundo nas primeiras décadas do século. A história está nos 47 versos de Jorge de Lima, publicados no livro "A Túnica Inconsútil", em 1938.
"O Grande Circo Místico" foi também um espetáculo musical brasileiro de muito sucesso que estreou no ano de 1983 e mesclava música, balé, ópera, circo, teatro e poesia. Mas o sucesso foi tão grande que originou uma turnê de dois anos pelo país, sendo ela assistida por mais de 200 mil pessoas, em quase 200 apresentações. O espetáculo consagrou umas das mais completas obras já apresentadas no país, lotando o Maracanãzinho e o Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Só pra você ter noção, a trilha sonora do espetáculo foi musicada pela dupla Chico Buarque e Edu Lobo, ou seja, precisa falar mais alguma coisa?
O musical também foi transformado num disco coletivo, lançado pela Som Livre e o elenco incluía nomes como, Chico Buarque, Edu Lobo, Gal Costa, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Tim Maia, Simone, Zizi Possi e Jane Duboc.
Mas não para por aí, em 2002, a Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, também resolveu homenagear o poeta Jorge de Lima e levou para o sambódromo "O Grande Circo Místico". Nesse ano a Escola de Samba terminou o campeonato em 4º lugar.
Texto retirado do blog A Terra da Liberdade.
Comentários
Direcao de Ernani Malleta e Marcio Santana!
Vale a Pena ouvir!!!