A revista Graciliano Ramos, uma publicação da Imprensa Oficial de Alagoas, apresenta neste mês, reportagens e lembranças do escritor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (1910-1989). Entre as relíquias, uma entrevista inédita, resgatada do acervo do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa). Nessa conversa, o autor do dicionário mais popular do país, revelou: “Eu me considerava um fracassado em matéria de vendagem de obras de literatura”. Contou do interesse em rever Alagoas. Até os seus 72 anos de vida, tinha vindo ao Estado pelo menos umas 40 vezes. Aurélio nasceu na cidade de Passo de Camaragibe – a 75 km da capital.
Esse é apenas um exemplo de todas as riquezas guardadas no museu. Além dos registros em fitas cassete e vídeos, o acervo conta com mais de 9 mil fotografias. A partir dessa quarta-feira (4), véspera do Dia Nacional da Cultura, todo o patrimônio do Misa passou a ser tombado pelo Governo do Estado, a partir da iniciativa da Secretaria da Cultura (Secult).
O tombamento diz respeito também ao prédio e protege contra intervenções inadequadas. As características arquitetônicas foram avaliadas e registradas pelo Pró-Memória, diretoria da Secult. A construção data de 1869. No início, era sede do Consulado Provincial. Foi transformado em Museu da Imagem e do Som de Alagoas apenas em 1982. Atualmente, faz parte da Secretaria da Cultura.
Além do acervo, o museu é centro de exposições de artes plásticas, palestras e apresentações musicais. É espaço vivo. “O Misa tem um carisma especial junto aos visitantes. Foge às formalidades de outros espaços”, diz o diretor do centro, José Márcio Passos.
Nesse mês de novembro, será palco para os shows das bandas À la Sax (16), Mopho (17) e $ifrão (18). No Dia da Consciência Negra (20), a Orquestra de Tambores enche de som a Praça Dois Leões, bem em frente ao Misa.
Essa é uma comemoração ao Dia da Consciência Negra e também um reconhecimento às atrações que mais brilharam nas últimas edições de Misa Acústico – um evento que já conquistou um público. Mais informações: (82) 3315-7881.
O MISA está localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, Jaraguá, Maceió – AL. Com horário para visitações de segunda a sexta, das 8h às 14h. Tel.: (82) 3315-1924 e 3315-1925.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas
Comentários
Anteontem, mais uma vez estava prevista a votação da emenda constitucional 98/07, a nossa PEC da Música. A liderança do governo na Câmara e o PMDB (partido do governo do Amazonas) obstruíram a votação, pois queriam ajustes no texto.
Foram mais de seis horas de reunião junto com o secretário da Receita Federal, bancada do Amazonas e lideranças do governo no Ministério das Relações Institucionais, a fim de se chegar a um consenso na redação da proposta. Ao final, alcançamos um texto que avança, pois introduz a música brasileira na Constituição Federal.
O líder do governo, deputado Henrique Fontana, está publicamente incumbido de providenciar a última consulta ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta próxima semana. O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, está ciente e prometeu colocar o texto em votação. Nosso objetivo é produzir um consenso sobre a matéria e facilitar a aprovação da PEC da Música pelo Congresso Nacional.
Otavio Leite
Deputado Federal