No Twitter, o poder parece estar na mão de poucos. Pelo menos o de twittar. Um estudo do Yahoo aponta que a produção de conteúdo no microblog está centrada em apenas 0,05% dos usuários: 20.000 twitteiros enchem as timelines da rede social com mensagens que agora somam 1 bilhão por semana.
A pesquisa constatou que metade dos tweets foram criados por aquilo que eles chamam de “elite” do microblog – um grupo formado pela mídia, celebridades, organizações e blogueiros. Ao identificar essa chamada “elite”, a pesquisa também observou que a mídia é a maior produtora de informações no microblog, mas não é o grupo com maior número de seguidores – as celebridades são as mais seguidas.
Outra característica observada foi que, equanto os usuários comuns leem muitos tweets de celebridades e blogueiros, a “elite” do Twitter é mais focada em seus grupos: celebridades leem mais celebridades e blogueiros leem mais blogueiros. E mais: os blogueiros são os usuários que mais retuitam informações de outros grupos.
Fonte: SuperInteressante
Comentários